Vantagens e Desvantagens do Plano de Saúde Individual
Vantagens e desvantagens do plano de saúde individual
Um pico de pressão alta, um acidente doméstico ou complicações decorrentes do diabetes. Seja para emergências ou para o acompanhamento de doenças crônicas, é preciso buscar atendimento de qualidade. Por isso, muitas pessoas recorrem ao plano de saúde individual.
Esse convênio pode ser contratado por qualquer pessoa física, garantindo socorro em situações urgentes e acesso a serviços ambulatoriais ou hospitalar. Coberturas mais abrangentes também preveem internação e procedimentos cirúrgicos diversos. O plano de saúde individual, possui características diferentes do plano de saúde empresarial, como por exemplo o reajuste estabelecido pela agência reguladora (ANS).
O problema é que essa facilidade tem ficado rara, no país. Cada vez mais operadoras preferem direcionar suas atividades aos planos de saúde coletivos (plano de saúde empresarial), vinculados a empresas ou a entidades de classe. E isso tem uma explicação: o reajuste.
Por que plano de saúde individual é mais raro?
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), menos de 20% dos beneficiários de planos de seguros-saúde do Brasil estão vinculados a um plano de saúde individual. O mais comum é a opção pelos coletivos.
Há duas razões principais para esse fenômeno, e ambas envolvem finanças. A primeira é a característica das carteiras.
Quem costuma se preocupar mais com a saúde são os idosos, as famílias com filhos pequenos e gente com alguma condição crônica. São clientes que recorrem muito aos serviços médicos e, por isso, tornam-se caros. Logo, as mensalidades se elevam.
A segunda questão é o reajuste anual de planos de saúde. Nos planos de saúde individuais, é a ANS que fixa o valor. Nos planos de saúde coletivos (plano de saúde empresarial ou plano de saúde adesão), operadora e contratante negociam o aumento, levando em conta o índice de sinistralidade. Em linhas gerais, trata-se do grau de risco e do consequente gasto com os participantes.
Na ponta do lápis, os planos de saúde coletivos (plano de saúde empresarial ou plano de saúde adesão) acabam sendo mais competitivos para as seguradoras e mais baratos para os clientes. Além do aspecto monetário, a flexibilidade também é um atrativo. O contrato pode ser rescindido unilateralmente, enquanto o plano de saúde individual é mais rígido e burocrático. Você pode conhecer melhor algumas operadoras de planos de saúde individual em São Paulo, que oferecem bons produtos a preços atrativos. Uma opção, é sempre verificar a qualidade no nosso ranking com os melhores planos de saúde.
Como escolher o plano de saúde individual
Apesar desse cenário, nem todo mundo tem direito a um plano de saúde empresarial, destinado a trabalhadores e seus dependentes, ou a um plano de saúde coletivo por adesão, contratado por sindicatos e associações. Profissionais informais, aposentados e donas de casa entram nessa parcela da população.
O bom é que é possível baratear a despesa. Quem não tem o costume de viajar pode contentar-se com uma abrangência regional. Pessoas com bom histórico de saúde, se preferirem, podem abdicar de cobertura hospitalar.
Porém, vale lembrar que emergências acontecem e que nunca se sabe quando uma internação será necessária. Assim, o mais prudente é escolher a modalidade de cobertura hospitalar sem obstetrícia. É a alternativa perfeita para solteiros que não pretendam ter filhos, ou mesmo para mulheres que já passaram pela menopausa.
Pesquisar operadoras menores ajuda a encontrar uma solução de qualidade e adequada ao bolso. O importante é ler o contrato com atenção para identificar os procedimentos oferecidos e o prazo de carência, ou seja, o intervalo que o beneficiário deve esperar antes de acionar o serviço. Nós preparamos um ranking com os melhores planos de saúde para te ajudar.
Recomenda-se observar se a operadora apresenta situação regular. O site da ANS indica empresas devedoras ou que cometeram algum tipo de fraude. Ainda, o portal tira outras dúvidas de quem deseje contratar um plano de saúde individual. Acompanhe os melhores planos de saúde de acordo com a ANS.
Vantagens e desvantagens do plano de saúde individual
Para ajudar na escolha, confira uma lista com pontos que pesam contra e a favor do plano de saúde individual. Vale lembrar que essas são tendências gerais, mas que algumas podem variar de acordo com as condições estabelecidas em cada situação.
Vantagens
– Proibição de cancelamento unilateral. A operadora não pode rescindir o contrato sem o consentimento do titular.
– Não há necessidade de vínculo com empresa ou entidade de classe.
– Menos documentação exigida.
– Portabilidade. Essa é a medida que permite transferir-se para outro plano de saúde sem cumprir novo prazo de carência. Contratos empresariais não preveem essa possibilidade.
– Reajustes costumam ser menores que os dos planos de saúde empresariais.
Desvantagens
– Os valores podem ser mais altos, especialmente se o beneficiário tiver alguma doença crônica.
– Inflexibilidade. As regras para rescisão e os períodos de carência costumam ser mais rígidos.
– Prazos de carência. Às vezes é necessário aguardar meses até que seja possível utilizar algum serviço. Em planos de saúde empresariais, a espera costuma ser de poucos dias, ou mesmo nem existir.
– Menor oferta de operadoras. Devido a rigidez do reajuste, as operadoras tem ofertado cada vez menos o plano de saúde individual.
Ficou com dúvida de qual plano de sáude escolher? Fale com a gente e nós iremos te ajudar!