Conheça o Plano de Saúde Unimed para MEI
Conheça o plano de saúde Unimed para MEI
O programa de microempreendedor individual existe para formalizar as atividades de trabalhadores autônomos. Com uma taxa mensal única, o profissional contribui com a Previdência e pode usufruir das vantagens de ser a própria empresa. Entre elas, está a possibilidade de contratar um plano de saúde Unimed para MEI. A Unimed é uma cooperativa nacional, sendo que cada região cria sua própria Unimed (Unimed FESP, Unimed Rio, Unimed BH, etc), isso faz com que a quebra da Unimed Paulistana não tem nenhuma relação com outras Unimed’s. Frequentemente as cooperativas figuram entre os melhores planos de saúde.
Vantagens do plano de saúde Unimed para MEI
Quem fatura até R$ 60 mil por ano pode se tornar Microempreendedor Individual (MEI). A medida está descrita na Lei Complementar nº 128, de 2008. O objetivo é regulamentar o trabalho informal, gerando renda para a União e benefícios para os participantes desse modelo de negócios.
O MEI obtém o próprio registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Com isso, pode abrir uma conta bancária e emitir nota fiscal. E a burocracia é pouca: uma única contribuição por mês é destinada à Previdência Social e ao pagamento de impostos, dando direito inclusive a auxílio maternidade e aposentadoria.
Outra vantagem é ter a chance de contratar um plano de saúde empresarial. Além da ampla cobertura de serviços aos quais o convênio dá direito, o investimento nessa modalidade costuma ser 30% mais baixo que o de um plano de saúde individual.
A Unimed Fesp é uma das operadoras que oferecem planos de saúde para microempreendedores. Para aderir, basta manter um CNPJ ativo e entregar os documentos necessários para comprovar essa situação.
A contratação vale para, no mínimo, dois beneficiários. Como é permitido ao MEI ter um funcionário, esse pode ser um atrativo a mais para o colaborador. Afinal, tão importante quanto dinheiro na conta é a segurança de poder cuidar da saúde, realizando exames e consultas com uma equipe de qualidade.
O contratante também pode incluir cônjuge e filhos na apólice. Caso o empreendedor não tenha dependentes, terá de contratar um plano de saúde individual.
Diferenças do plano de saúde empresarial para MEI
Na prática, os benefícios oferecidos ao MEI são os mesmos concedidos a uma empresa de pequeno porte (com até 29 colaboradores). Valem, inclusive, as mesmas regras de carência.
Nesse último ponto, companhias maiores costumam levar vantagem. O período de espera para acionar os serviços é menor. Acima de 100 beneficiários, o custo per capita também é reduzido, o que tem reflexo no valor das mensalidades.
Ainda assim, em termos financeiros, o plano empresarial para MEI sai mais em conta, em relação à modalidade individual. Fora que a abrangência é nacional, garantindo assistência médica mesmo durante viagens de férias.
A cobertura prevê atendimento ambulatorial e hospitalar com obstetrícia. Isso corresponde a serviços de urgência e emergência, exames, consultas médicas, internações e cirurgias. Também existe a opção pelo plano odontológico, que pode ser acrescido aos demais.
Como em qualquer contratação do tipo, o preço a ser pago é fixado a partir de um cálculo atuarial. Levam-se em consideração a faixa etária do titular e dos dependentes, a assistência assegurada e a frequência de utilização dos benefícios. O reajuste é feito com base no Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M).
Agora que você já sabe um pouco mais sobre plano de saúde Unimed para MEI, aproveite para conferir outras dicas aqui no nosso site! Cada pessoa tem um estilo de vida diferente e, portanto, o tipo de cobertura deve atender às necessidades de seu perfil. Fale conosco e tenha uma consultoria grátis na escolha do plano de saúde.