Carência em planos de saúde empresarial e adesão
Carência em planos de saúde empresarial e adesão
O plano de saúde empresarial é contratado por empresas e pessoas jurídicas, ofertado para pessoas que tenham um vínculo empregatício com quem contrata o plano de saúde. Entenda como funciona a carência em planos de saúde empresarial e sua adesão.
Verifique se a empresa que trabalha ou que pretende encontrar uma vaga oferece convênio médico e opções de planos de saúde. Se tiver, você poderá fazer a adesão do plano de saúde empresarial deles após os trinta primeiros dias do seu vínculo com a companhia.
As vantagens de se ter esse tipo de plano em sua empresa são várias, já que há a diminuição do valor da mensalidade (graças ao grande número de pessoas aderindo ao plano), a possibilidade do plano de saúde sem carência e a abrangência dos serviços prestados.
Se a empresa que você trabalha não oferece plano de saúde, fale com seus supervisores para que exista essa possibilidade futuramente. Uma empresa é bem vista quando oferece isso, pois transparece seriedade e confiança aos funcionários. Além disso, pode haver benefícios tributários para a empresa.
Existem alguns lados negativos desses planos, como pouco tempo de tolerância para contas atrasadas (no máximo quinze dias) e a forma como é feito reajuste em plano de saúde empresarial. Se houver a inadimplência, o usuário pode perder seus direitos de uso ao plano de saúde.
Entenda como funciona a carência em planos de saúde empresarial
De acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), este tipo de contrato está sujeito à carência em planos de saúde empresarial se a empresa possuir menos de trinta beneficiários do plano ou se a pessoa aderir ao plano empresarial em além dos 30 dias iniciais após a realização do contrato.
Os contratos que envolvem trinta ou mais pessoas não costumam ter tempo de carência ou coberturas parciais temporais (CPT), se os funcionários realizarem o contrato do plano de saúde em até trinta dias do início do contrato, mas verifique com seu empregador e cheque o que o plano de saúde cobre.
Se você é um empresário e gostaria de disponibilizar esse serviço para seus funcionários, procure as diferentes operadoras que oferecem esse serviço e veja qual é o melhor plano e empresa para as suas necessidades. Atualmente, há muitas operadoras e é bom saber quais são os melhores planos de saúde.
Se informe sobre tudo que tiver dúvidas, sobre todas as condições e sobre carência em planos de saúde empresarial também, para mais tarde poder repassar para os trabalhadores.
Quando for se informar sobre o plano, você precisará saber quem compõe a sua empresa, se têm homens e mulheres, a idade e se algum deles possui doenças crônicas ou preexistentes.
Compartilhe com o seu convênio na hora de realizar o contrato toda a informação que for pedida, para evitar problemas no futuro. Mesmo se a empresa possuir trabalhos em situação de risco, não omita, eles não costumam negar o plano de saúde mesmo nesses casos.
Pesquisas afirmam que esse benefício é o segundo maior atrativo para quem procura emprego, após apenas ao salário. Apesar de necessário, não é tão simples abrir esse tipo de plano, pois será responsável por várias pessoas.
Se eventualmente você for desligado da companhia e não houver justa causa, é possível permanecer no plano por até dois anos. Só é necessário avisar a empresa e o plano de saúde e continuar efetuando os pagamentos. Você pode acompanhar mais sobre plano de saúde em caso de demissão.
Esse tipo de acordo só pode ser rompido pela operadora após doze meses (um ano) do contrato inicial ou se houver fraude, mas a empresa será avisada com pelo menos sessenta dias de antecedência, antes de ficar sem o plano.
Planos de saúde empresarial possuem regras diferentes e você deve ficar atento!
Com o entendimento de como funciona a carência em planos de saúde empresarial e sua adesão, você pode utilizá-los sem problemas ou dúvidas. Saiba sempre o contrato que está fazendo com o empregador e com o seu plano de saúde, assim você evita imprevistos.
Uma dica importante é falar com seu corretor para que ele explique quais possibilidades cada operadora oferece. Se quiser, pode fazer uma cotação de plano de saúde gratuitamente!