Conheça Diferenças entre Plano de Saúde Ambulatorial e Hospitalar
Conheça diferenças entre plano de saúde ambulatorial e hospitalar
Existem diferentes tipos de planos de saúde. Cada modalidade contempla uma categoria de serviços, garantindo assistência ao contratante nas mais variadas situações.
Quanto mais abrangente o convênio, mais cara tende a ser a mensalidade. Por isso, vale a pena conhecer as características de cada um para definir o melhor custo/benefício. A seguir, você conhece mais sobre o plano de saúde ambulatorial e o plano de saúde hospitalar.
Características do plano de saúde ambulatorial
De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a cobertura ambulatorial compreende o atendimento mais básico. Tratam-se de:
– Consultas médicas em clínicas ou consultórios;
– Exames complementares;
– Tratamentos ambulatoriais que não exijam internação (nos procedimentos especiais, incluem-se inclusive hemodiálise, quimioterapia, radioterapia e hemoterapia).
Esse segmento também prevê serviços de urgência e emergência, desde que o atendimento ocorra em até 12 horas. Após esse período, quaisquer despesas ficam a cargo do beneficiário.
O plano de saúde ambulatorial também não cobre internação hospitalar. Isso vale mesmo para as unidades em que tenha havido atendimento emergencial nas primeiras 12 horas da ocorrência.
Características do plano de saúde hospitalar
Já a cobertura hospitalar garante a internação, inclusive em UTI, bem como medicamentos, exames e demais procedimentos necessários durante aqueles dias. Segundo a ANS, a legislação proíbe que se estabeleça um prazo máximo para o paciente usufruir do benefício. Há opção de plano de saúde hospitalar para os planos de saúde empresarial, plano de saúde individual e plano de saúde por adesão.
Porém, vale lembrar que as empresas trabalham com carência em planos de saúde. Assim, é necessário aguardar um tempo para acionar o serviço de internação novamente. Se for preciso recorrer a ele durante esse intervalo, a abrangência será a mesma do plano ambulatorial – ou seja, até as primeiras 12 horas.
Outra diferença é a atenção ao parto. Ela estará garantida somente num plano de saúde hospitalar com obstetrícia, que também engloba a assistência ao recém-nascido por até 30 dias. As regras para demais serviços médico-hospitalares no período de carência são as mesmas: vale a cobertura ambulatorial. No mercado, existem centenas de operadoras que oferecem esse produto, vale a pena conhecer os planos de saúde amil, planos de saúde SulAmérica e planos de saúde Bradesco.
Dicas para escolher o plano de saúde certo
- Se você não tem muitos recursos para investir, mas se preocupa com a saúde, pode optar pelo plano de saúde ambulatorial. Ele cobre consultas médicas e exames de rotina, sendo ideal para quem realiza check-ups anuais. Essa costuma ser a realidade de jovens adultos, mesmo os com alguma condição crônica, como os diabéticos. Hoje, há opções de planos de saúde em São Paulo para quem não dispõe de uma alta renda.
- A desvantagem da cobertura ambulatorial é que ela não se estende a casos mais sérios, como cirurgias que demandem internação. Não são apenas idosos e pacientes com doenças graves que passam por isso. A intervenção pode ser necessária, por exemplo, após um acidente de trânsito.
- A idade avançada e o histórico familiar são fatores de risco para qualquer indivíduo. Conforme o tempo passa, maior é a probabilidade de haver complicações como hipertensão, catarata e até câncer. As idas ao médico vão se tornando mais frequentes e, por isso, a cobertura hospitalar acaba sendo mais indicada. Há inclusive planos de saúde para idosos, voltados para esse público em específico.
- Mulheres em idade fértil e que queiram aumentar a família nem têm muito que ponderar. O plano de saúde com obstetrícia proporciona segurança para mãe e bebê, oferecendo acompanhamento pré-natal e parto num ambiente seguro.
- Entenda bem o plano oferecido, existem várias categorias de planos (empresarial, adesão, individual). Cada um possui um sistema diferente de reajustes. Caso tenha dúvida, consulte nosso artigo sobre o reajuste em plano de saúde empresarial.
Você pode seguir nosso guia de como escolher um plano de saúde para ter melhores informações. Vale lembrar que a ANS divulga um ranking com os melhores planos de saúde.
Comentário (1)
Esclarecedor
Comentários encerrados.